O ACONSELHAMENTO ÉTICO E FILOSÓFICO

Já pensou em pedir conselhos a um Filósofo? Pois a filosofia constitui um excelente recurso para compreender e esclarecer muitas coisas que possam estar a perturbar a vida de uma pessoa. O Aconselhamento filosófico bem como o aconselhamento ético a pessoas, instituições ou empresas é hoje uma realidade de sucesso em vários países e em Portugal começa a dar os seus primeiros passos através da APAEF ( Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico) que tem realizado os primeiros cursos de formação de Conselheiros Filosóficos e Consultores Éticos e dessa forma tem creditado os licenciados em Filosofia em competências de Aconselhamento. 

O Aconselhamento é um ramo da filosofia e ela deve ser utilizada para ajudar as pessoas na sua vida pessoal ou profissional. Quando Sócrates dialogava com as pessoas, pretendia que as suas ideias fossem usadas e todos nós sabemos o quanto podem ser importantes as ideias de uma pessoa esclarecida, não para desfrutar de uma vida melhor mas porque através do diálogo e não através de fármacos poder alcançar um conhecimento que as ajude a ultrapassar obstáculos e problemas.

As pessoas recorrem aos psicólogos e psiquiatras quando, muitas vezes, os seus problemas são de ordem filosófica e caso esses terapeutas não se apercebam disso pode ser prejudicial, pois a aplicação dos tratamentos psiquiátricos ou psicológicos podem desencadear situações de desespero. Ter problemas é normal, hoje qualquer pequeno problema fala-se logo em levar a pessoa ao psicólogo ou ao psiquiatra, mas temos que perceber que as desordens emocionais nem sempre são doenças. Assim, os ensinamentos da filosofia, quando temos de enfrentar dilemas de ordem existencial, conflitos profissionais, conflitos éticos; crises de sentido, procura de identidade pessoal, procura de estratégias para combater a ansiedade, decisões de mudança profissional, o suicídio, a questão de saber lidar com a morte, etc, são problemas em que o Conselheiro Filosófico é a melhor solução. Ele está preparado com as competências essenciais para lidar com estes problemas.

 A metodologia do aconselhamento passa pelo diálogo e não procura saber o passado, nem encontrar a resposta do problema em algum trauma do passado, mas sim preocupa-se com o presente do cliente e com a perspectiva de futuro.O aconselhamento filosófico vai ajudar as pessoas a encarar o futuro de uma forma saudável.

Esta via do Aconselhamento Filosófico é algo que tem também tido bons resultados no mundo empresarial, essencialmente através da ética empresarial. Mais uma vez, é imprescindível reconhecer que hoje sem a Ética nas empresas não podemos conceber uma instituição credível.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: